Se alguma vez se questionou porque é que a barriga parece crescer com o passar dos anos — mesmo que o peso na balança se mantenha estável — a resposta pode estar nas células estaminais do seu próprio corpo. Assim vamos explicar-lhe o motivo pelo qual a barriga cresce com a idade. Isto de acordo […]
Se alguma vez se questionou porque é que a barriga parece crescer com o passar dos anos — mesmo que o peso na balança se mantenha estável — a resposta pode estar nas células estaminais do seu próprio corpo. Assim vamos explicar-lhe o motivo pelo qual a barriga cresce com a idade. Isto de acordo com a ciência.
Novas investigações em ratos e tecidos humanos revelam que o envelhecimento ativa células estaminais adultas específicas, programadas para produzir mais células de gordura, especialmente na zona abdominal. Estas células, conhecidas como pré-adipócitos comprometidos (CP-As), foram encontradas no tecido adiposo branco — o tipo de gordura que tende a aumentar com a idade e que está fortemente associado a riscos metabólicos.
Ao contrário do que se poderia pensar, este processo pode ocorrer mesmo sem alterações nos hábitos alimentares ou no nível de exercício físico. A explicação parece estar nos próprios mecanismos internos do corpo. Nos indivíduos mais jovens, as células estaminais só geram gordura quando estimuladas por certos fatores, como o stress. No entanto, com o envelhecimento, algumas destas células tornam-se naturalmente mais ativas, produzindo gordura de forma contínua.
Uma transformação biológica
Os investigadores demonstraram que, ao transplantar células estaminais de ratos jovens para ratos mais velhos, estas não geravam novas células de gordura. Isso sugere que não é o ambiente externo a ditar o aumento da gordura abdominal, mas sim uma transformação biológica ligada ao envelhecimento.