Foto: História de Fortunato Pinto
"Adoraria ser Papa. Ele seria a minha primeira escolha", uma piada que se transformou numa imagem que se tornou imediatamente viral. Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma fotografia sua com vestes papais no site de redes sociais TruthSocial.
A imagem, claramente feita com inteligência artificial, foi uma resposta aos muitos comentários que surgiram após a declaração de Trump aos jornalistas na terça-feira, poucos dias após a morte do Papa Francisco e menos de uma semana antes do início do Conclave. O post foi mais tarde partilhado pela conta da Casa Branca.
O poder de Trump no Vaticano
A última vez que Trump esteve no Vaticano foi para assistir com a sua mulher Melania ao funeral do Papa Francisco, no passado sábado. Pouco antes do início do funeral, o chefe de Estado norte-americano teve um encontro histórico com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para discutir o acordo sobre terras raras, assinado em Washington nos últimos dias.
Quem poderá ser eleito Papa
Em declarações aos jornalistas na passada terça-feira, Trump disse não ter qualquer preferência para além de si próprio, mas afirmou que o cardeal de Nova Iorque, Timothy Michael Dolan, poderia desempenhar o cargo.
Dolan, no entanto, não faz parte da lista de cardeais papáveis, entre os quais se encontram o atual secretário de Estado Pietro Parolin, o Arcebispo de Manila Luis Antonio Tagle e o presidente da Conferência Episcopal Italiana Matteo Zuppi.