Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
COM UM VOTO DE JD VANCE, SENADO DOS ESTADOS UNIDOS REJEITA UMA RESOLUÇÃO PARA BLOQUEAR TARIFAS DE TRUMP
Os republicanos rejeitaram no Senado, a câmara alta do parlamento dos Estados Unidos, uma resolução apresentada pelo Partido Democrata que teria bloqueado as taxas alfandegárias impostas pelo Presidente Donald Trump a todas as importações
Por Miguel Filho
Publicado em 01/05/2025 22:05
ACTUALIDADE

Os republicanos rejeitaram no Senado, a câmara alta do parlamento dos Estados Unidos, uma resolução apresentada pelo Partido Democrata que teria bloqueado as taxas alfandegárias impostas pelo Presidente Donald Trump a todas as importações.

Com o Senado dividido em linhas partidárias, a votação de quarta-feira terminou num empate a 49 votos e o vice-presidente J.D. Vance foi obrigado a ir ao Capitólio para desempatar e garantir que a resolução era rejeitada definitivamente.

Mais tarde, o líder da maioria no Senado, John Thune, disse aos jornalistas que os republicanos tinham realizado uma votação processual para garantir que os democratas não pudessem voltar a trazer a resolução à tona.

 

 

 

A resolução democrata forçou uma votação ao abrigo de um estatuto que lhes permite tentar pôr fim à emergência económica nacional que o Presidente usou para implementar as tarifas.

Trump anunciou tarifas de pelo menos 10% sobre quase todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos a 02 de abril. Alguns dias depois, após um colapso do mercado bolsista, voltou atrás e suspendeu as taxas durante 90 dias.

 

A senadora democrata Elizabeth Warren classificou-a como uma "falsa emergência". As tarifas "estão a empurrar a nossa economia para o precipício", alertou.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!