Durante uma missa solene, o Papa Leão XIV pronunciou a fórmula latina que confirma a canonização de Carlo Acutis e também do estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925), que foi recebida com fortes aplausos na Basílica de São Pedro.
A cerimónia, realizada ao ar livre, contou com a presença de milhares de fiéis de todo o mundo, sobretudo jovens devotos de Acutis, que transportavam santinhos com a imagem do adolescente.
Esteve também presente o presidente italiano, Sergio Mattarella e os pais e os dois irmãos de Carlo Acutis.
A sua mãe, Antonia Salzano, foi a responsável por levar o relicário, contendo um fragmento do coração do filho ao altar.

Foto: EPA/GIANLUIGI BASILIETTI
São Carlos Acutis é o primeiro santo da chamada geração dos millennial (nascidos entre 1981 e 1996).
Nasceu em Londres a 3 de maio de 1991, onde o pai vivia, mas, pouco depois, mudou-se, com a família, para Milão.
Após receber a comunhão, aos sete anos, começou a dedicar-se à Igreja, tendo descrito a respetiva fé com uma frase que depois se tornou célebre entre os devotos: "A Eucaristia é o meu caminho para o Céu."
Carlo Acutis, que lia vorazmente livros universitários sobre programação, começou a trabalhar com um estudante de engenharia informática no site da paróquia, com quem aprendeu a desenhar e a criar sites e ficou apaixonado por esta atividade.
influencer’ de Deus", graças ao principal legado tecnológico: um site multilíngue que documentava os chamados milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, um projeto que concluiu numa época em que o desenvolvimento destes sites era apenas do domínio de profissionais.
Em outubro de 2006, foi-lhe diagnosticada uma forma agressiva de leucemia e, poucos dias depois, morreu, aos 15 anos e 5 meses de idade, a 12 de outubro de 2006.
O corpo de Carlo Acutis foi conservado e exposto na Basílica de São Francisco de Assis, em Itália, onde surge vestido de calças de ganga e com ténis Nike e é venerado por fiéis de todo o mundo.