Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
O REVOLUCIONÁRIO VOLVO EX60 OFERECE UMA AUTONOMIA DE 809 KM
O novo Volvo EX60 foi revelado como o modelo mais importante da empresa sueca em anos, introduzindo uma nova plataforma, tecnologia de ponta e uma autonomia colossal.
Por Miguel Filho
Publicado em 16/02/2026 12:05
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
©Volvo

Por Jack Warrick

 

Preparado para rivalizar com o BMW iX3 e o Mercedes-Benz GLC EQ, o EX60 chega como o quarto carro elétrico personalizado da Volvo. Ele também representa a entrada da marca no segmento cada vez mais importante de SUVs elétricos premium.

Com lançamento previsto para setembro de 2026 nos mercados de todo o mundo, o EX60 é o primeiro carro a usar a nova plataforma SPA3 da Volvo, que tem implicações vitais para a forma como a empresa produz os seus carros e as suas capacidades tecnológicas.

O EX60 será a alternativa elétrica ao XC60 com motor de combustão interna, que há muito tempo é o carro mais vendido da empresa. Se os carros elétricos não são bem a sua praia, não entre em pânico: o XC60 continuará à venda com opções de motorização híbrida e híbrida plug-in.

Vamos aos números. O EX60 estará à venda com opções de motorização simples ou dupla. Os modelos com motor simples produzem 369 cv, enquanto as variantes com tração integral chegam a 671 cv. Na sua versão mais rápida, o EX60 é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos — tão rápido quanto um Audi RS3.

A autonomia do EX60 é tão impressionante quanto os seus números de desempenho de supercarro. Os carros básicos usam uma bateria de 80 kWh com 620 km de autonomia (385 milhas), enquanto os modelos intermediários têm uma bateria ligeiramente maior, de 91 kWh, com 659 km (410 milhas).

O número mais impressionante vem da maior bateria do EX60 - uma enorme unidade de 112 kWh com 809 km (503 milhas) de autonomia. Isso não só significa que o EX60 tem uma das maiores baterias equipadas num carro de produção europeu, como também supera o tão aguardado BMW iX3 como o carro elétrico com maior autonomia do continente.

No interior, o EX60 segue os outros carros elétricos da gama Volvo, adotando um cockpit minimalista e digital. Um painel de instrumentos em camadas aloja um ecrã digital para o condutor e um grande sistema de infoentretenimento com ecrã tátil, enquanto os controlos físicos se limitam ao volante e às alavancas da coluna.

Isso significa que não há interruptor para os espelhos, que foi relegado para o ecrã tátil. No entanto, o diretor de produto e estratégia da Volvo, Michael Fleiss, afirma que o carro oferecerá um equilíbrio adequado entre controles físicos e digitais. Ele acrescentou que as telas sensíveis ao toque e as funções de controle de voz podem, na verdade, ser mais seguras de usar em movimento do que botões e interruptores.

Por falar nisso, o EX60 apresenta um novo sistema de computação chamado HuginCore, capaz de realizar 50 milhões de operações por segundo. Para os condutores, isso significa sistemas de infoentretenimento, controlo do veículo e assistência ao condutor mais potentes, concebidos para serem controlados através de comandos de voz. A IA Google Gemini também está integrada no sistema.

Apesar de ser o equivalente elétrico do XC60, o EX60 não tem qualquer relação com o seu homólogo a gasolina por baixo da carroçaria. Também apresenta um design diferente para se destacar.

A Volvo afirma que o carro «leva os princípios de design escandinavo da empresa ainda mais longe na era totalmente elétrica», com a sua silhueta aerodinâmica elegante e superfícies minimalistas a destacarem-se particularmente.

A Volvo também afirma que o carro «desliza pelo ar» graças à sua linha do tejadilho, capô baixo e arcos das rodas afilados, que contribuem para um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,26, muito inferior ao de outros SUV do mesmo tamanho. Na verdade, é mais comparável a um carro familiar ou sedan. Isso deve ajudá-lo a atingir os seus altos números de autonomia.

Um robusto EX60 Cross Country também chegará mais tarde, com tração às quatro rodas e entre 503 cv e 671 cv. Tal como o EX30, o EX60 Cross Country será oferecido com uma altura de condução elevada, jantes personalizadas, arcos das rodas alargados e placas de proteção, além de uma suspensão elevada em 20 mm.

A linha do EX60 será simplificada para três versões - Core, Plus e Ultra - uma estratégia concebida para reduzir os custos de produção e simplificar a experiência de compra do cliente.

A plataforma do EX60 é vital para os futuros carros elétricos da Volvo. É basicamente a versão da empresa das novas plataformas Neue Klasse e MEA que sustentam os seus rivais BMW e Mercedes, respetivamente. O novo sistema incorpora tecnologias avançadas de bateria, uma nova família de motores e métodos de construção inovadores para melhorar o alcance, a eficiência de custos, a dinâmica e a segurança.

A plataforma SPA3 é altamente adaptável, concebida para acomodar uma vasta gama de veículos elétricos, desde o compacto EX30 (4,2 m) até ao grande EX90 (5,0 m). Esta arquitetura modular constituirá a base para todos os futuros veículos elétricos dedicados da Volvo, bem como para determinados modelos de outras marcas do grupo Geely, como o crossover Polestar 7, previsto para 2028.

 

©Volvo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!