Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
EIS COMO AS BATERIAS DE IÕES DE SÓDIO VÃO REDUZIR O PREÇO DOS VEÍCULOS ELÉCTRICOS
Como sabemos, a tecnologia utilizada para alimentar os nossos automóveis está em constante desenvolvimento, o que significa que não é provável que se mantenha a mesma para sempre.©Haymarket Media
Por Miguel Filho
Publicado em 16/02/2026 12:59
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

História de Move Electric

Historicamente, de facto, os primeiros engenheiros não pareciam dar tanta importância às coisas que os engenheiros actuais fazem. Por exemplo, o motor monocilíndrico do Benz Patent-Motorwagen de 1885 tinha uma cambota exposta aos elementos, algo que é impensável atualmente.

Uma forma de mudar esta situação é através da adoção em massa da bateria de iões de sódio, que poderá substituir a atual bateria de iões de lítio.

As baterias de iões de lítio, embora sejam uma tecnologia comprovadamente eficiente e razoavelmente rentável, têm desvantagens em termos de sustentabilidade, segurança energética e custo.

Uma vantagem significativa das baterias de iões de sódio é o facto de não conterem lítio ou cobalto, o que significa que não é necessário criar uma mina de grandes dimensões e pouco amiga do ambiente para obter os materiais a partir dos quais são construídas. De facto, o sódio é abundante em todo o mundo.

Além disso, os eléctrodos (o condutor utilizado para estabelecer contacto elétrico com a parte não metálica de um circuito elétrico) podem ser feitos de alumínio em vez de cobre, o que é mais sustentável e mais barato.

Por conseguinte, as baterias de iões de sódio são cerca de 30% mais baratas do que as de iões de lítio. E como o custo de uma bateria representa 40% do custo de todo o automóvel, as baterias de iões de sódio podem tornar a compra de um veículo elétrico mais barata.

As baterias de iões de sódio funcionam bem em tempo frio, são seguras e custam menos do que as de iões de lítio, pelo que também têm uma variedade de utilizações não-automotivas. O gigante chinês do fabrico de baterias CATL, que fornece unidades para a Xpeng, também as está a desenvolver.

De facto, a China está a começar a envolver-se mais no desenvolvimento deste tipo de baterias. O fabricante de automóveis eléctricos JAC criou o que afirma ser o primeiro automóvel elétrico do mundo a ser alimentado por baterias de iões de sódio. As baterias foram fornecidas pela Farasis Energy, na Alemanha.

Denominado JMEV EV3 (Youth Edition), promete uma autonomia eléctrica de 156 milhas e diz-se que mantém mais de 90% da sua capacidade de retenção mesmo a uma temperatura ambiente de -20 graus.

 

A empresa chinesa pretende melhorar ainda mais a eficiência destas baterias e utilizá-las noutros veículos, como motos e bicicletas eléctricas, microcarros e sistemas de armazenamento de energia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!